O BLOG

Que lástima!

Olho para meu livro de receitas que está com as páginas soltas, com respingos de gordura em algumas folhas, cada página escrita com canetas e letras diferentes de acordo com meu estado de espírito ao escrevê-las. Um belo e útil presente da minha grande amiga Amélia.

Me lembro das promessas que fiz às minhas parentes, às vezes serpentes, às vezes muito presentes, que iria passá-lo a limpo algum dia. E ele chegou. Agora não mais num livro e sim num blog.

O blog é uma ferramenta que permite a interatividade , que nos aproxima e amplia nossos conhecimentos.

Num simples clic você navega por outras paragens e troca saberes.

Costumo dizer que, às vezes, o empurrão que precisamos está bem a nossa frente e na hora certa.Tudo parece tão por acaso! Faz um mês que comecei a explorar a ferramenta BLOG, ainda com o apoio de minha filha Raquel. Por isso eu falo:

CAIU DO CÉU

Terça passada eu estava no SESC-São Carlos esperando para falar sobre blogs com Fábia, a responsável pela sala de informática. Aproveitei os minutos de espera indo ao lado no espaço destinado à leitura e…” bati os olhos” num livro que me chamou a atenção…

CULTURA E ALIMENTAÇÃO – Saberes Alimentares e Sabores Culturais …

e, na mesma hora catei-o da estante e comecei a lê-lo.

Quanta coisa fiquei sabendo!

Este livro, organizado por Danilo Santos de Miranda e Gabriele Cornelli é fruto de um seminário realizado no SESC Vila Mariana entre os dias 17 e 18 de 2006.

No tal seminário o tema Alimentação foi abordado sob vários aspectos reunindo especialistas de diversas áreas do conhecimento tais como antropologia, filosofia, agronomia, nutrição, gastronomia, entre outros .

Soube também que desde 1980 existe no Brasil o Dia Mundial da Alimentação celebrado anualmente em 16 de outubro .

Segundo consta na programação de outubro do SESC São Carlos…

“A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Anualmente a FAO define um tema a ser trabalhado mundialmente.

Em 2007 o tema eleito foi …

…O direito humano à Alimentação Adequada.

Por direito à alimentação adequada entende-se além da quantidade mínima de calorias, proteínas e outros nutrientes específicos, o direito à segurança do alimento, à qualidade, à diversidade, à sustentabilidade das práticas produtivas e o respeito às culturas alimentares tradicionais têm papel relevante neste conceito cidadão.

Dia 23/10/2007 haverá uma palestra proferida por Henrique Soares Carneiro, mestre e doutor em História Social pela USP, onde leciona desde 2003

O tema abordado será ” História da Alimentação no Brasil”

Vamos lá.

Ao resgatar as receitas familiares vamos ver se depois de SABER , o SABOR permanece.

Acompanhe o desenvolvimento deste blog, comente, dê muitos palpites.

Sonia Maria Baccarin Cordioli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *