Uma das funções que percebo nos Blogs é a possibilidade das interações como forma de troca de conhecimentos e sentimentos.
Neste site as trocas serão feitas a partir de saberes e sabores
Iniciei colocando as receitas de meu caderno especial, sendo que comi de todas estas delícias e, ao fazê-las, sempre me lembro das pessoas que me deram as receitas.
A estas amigas e/ou parentes dedico a PALAVRA AMIGA
Se você tem alguma sugestão de receitas interessantes ou específicas para algum tipo de regime envie para mim. Só vale se você comeu desta receita. Não se esqueça de enviar seu nome também.
Esta receita é fácil de fazer e torna o peixe menos gorduroso, já que o pacú é realmente um peixe mais adiposo. Aqui vai:
Pacú ao Forno
1 pacú de 3 ou 4 Kg
Suco de 2 a 3 limões
sal grosso
Limpar o pacú e abrí-lo ao meio. Colocar o suco dos limões por dentro e fora do pacú.
Forrar uma forma com uma camada de mais ou menos 2 cm de sal grosso. Depositar o peixe com a parte das escamas para baixo. Colocar um pouco de sal grosso por dentro e sobre o mesmo.
Levar ao forno médio, até que a gordura do pacú se desprenda e seja depositada no sal grosso que está na forma. Depois é só levantar o courinho, que sai facilmente. É uma delícia!! Imperdível!!
Bom apetite!
Eliane Araújo
Valeu Eliane.
Espero saborear com você esta receita de Pacú. É fácil encontrar este peixe aqui em São Carlos?
Eu queria aproveitar esse espaço pra pedir receitas, pode ser?
Lembrei daquela tua bala de café que embrulha no papel alumínio.
E olha essa tigela, de um site de invenções :
http://idealist.blinkr.net/topography-dishware/
Para Raquel
Este espaço é para ser interativo mesmo.
Peça o que quiser. Se eu não tiver a receita veremos se alguma ou algum dos visitantes pode satisfazer seu desejo. Cobre o que tem direito.
Sei que prometi a bala para você e até hoje nem bala nem receita. Vou escrevê-la em breve.
A tigela, achei-a bem interessante. Quanta coisa pode ser feita em cerâmica, não? Quando fazemos uma refeição, a apresentação do prato na mesa é também uma arte.